POSTAGEM EM DESTAQUE

Mulher é acusada de intolerância Religiosa e racismo em evento realizado na cidade de Fátima!

  O Grupo Samba de Roda do Quilombola  apresentado por Dona Ceiça  da comunidade quilombola Serradinha, sofreu no último sábado 01 de abril ...

quinta-feira, 26 de março de 2020

Emancipação Política da cidade de Fátima - Bahia

Dia 01 de abril, o município de Fátima, localizado no agreste baiano, região de transição da zona da mata para o sertão, comemora sua emancipação política. Antes, era uma pequena localidade (Monte Alverne), que estava sob a administração de Cícero Dantas. Com seu desenvolvimento, emancipou-se recebendo o nome de Fátima. Município criado com território desmembrado de Cícero Dantas, por força de Lei Estadual de 01/04/1985.
Com a astúcia do grande líder político João Maria de Oliveira, um lutador enquanto vereador da cidade de Cícero Dantas lutou constantemente para que Fátima fosse município independente, conseguiu com o apoio do seu povo após anos ir a encontro onde posteriormente seria a atual divisa entre Fátima/Cícero Dantas enfrentando as lideranças cicerodantences que eram contrários ao nascimento do novo município, João Maria com a sua experiência conseguiu a vitoria. Logo após a alguns dias veio o plebiscito para saber a vontade dos fatimenses, com uma vitória democrática a maioria disse SIM! Daí foi-se formalizando o processo de criação do município de Fátima.
O nascimento de Fátima como município é datado de 1987, um ano após a emancipação política. Naquele ano, o primeiro prefeito, João Maria de Oliveira, assume a tarefa de organizar a administração pública do recém criado município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário